CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

Uma criança, ao nascer, é recebida com empolgação, felicidade e um conjunto de preocupações sobre o cuidado que devemos ter com o bem-estar, crescimento, tratamentos, prevenções.

Antes mesmo de vir ao mundo, um mundo já se prepara para recebê-la: roupinhas, adaptação da casa e do quarto, equipamentos para banho e acessórios, cômodas e guarda-roupas exclusivos para o novo integrante.

Depois tudo vai se ajustando: as expressões faciais nos comovem, as primeiras viroses e desafios orgânicos, a segurança terapêutica cedida aos pais pelo pediatra que aponta os sinais de crescimento da criança – indicadores de crescimento e peso, exames laboratoriais, vacinas...

A Fase de Crescimento é controlada em parâmetros de indicadores. Qualquer ajuste será feito por intervenção consolidada em experiências familiares e profissionais.

Depois vem a Fase de Desenvolvimento: creche para socialização e estímulos, escolas de esportes para interiorização de regras e movimentos controlados, aprendizagem escolar em nível infantil e anos do ensino fundamental. A iniciação de qualidade potencializa as fases de adolescência e de constituição do adulto.

Se imaginarmos esses processos para uma empresa ou um município, as formas de pensar serão muito assemelhadas. A Fase de Crescimento é uma imposição orgânica, observada pelo passar do tempo e os ajustes que são feitos na medida dos anos, meses, semanas, dias... As coisas e a vida orgânica vão se ajustando e formando um ente relativamente autônomo e livre, realizador e com determinada individualidade. Por certo agimos sobre o organismo e damos caminhos para que o crescimento seja adequado.

A Fase de Desenvolvimento, quando o ser já se estabilizou do ponto de vista de sua própria existência física e orgânica, exige de nós um conjunto de esforços, investimentos, monitoramento, revisões, refazeres... Para uma empresa ou um município, para atendermos às condições econômicas, sociais, ambientais, precisamos de Planejamento.

Desenvolvimento e Planejamento são essenciais para que os investimentos sejam realizados com cuidado, precisão e disciplina. Assim, e somente assim, seremos capazes de definir o que se quer atingir, como se quer chegar lá, o que será preciso investir; como ficarão as pessoas nas condições desejadas, como estará o meio ambiente, os biomas, o ecossistema.

Planejamento é o desenho do melhor caminho possível. Depois vem a Organização, condição na qual se define o que será necessário nessa caminhada que virá: recursos financeiros, quantidade de pessoas, material necessário, o tempo para ser feito. Planejamento e Organização são seguidos de execução, senão todo o esforço será perdido. Chegamos à Execução.

Em tudo jamais poderemos renunciar à Responsabilidade Social e à Responsabilidade Ambiental que nos envolve. Vivemos em sociedade, em grupos e, o primeiro passo para que as coisas possam dar certo é termos Respeito com as pessoas e com o meio ambiente.

Este é o posicionamento da ACIPEN

Autor: Camilo Ferreira Cuquejo

Confira o podcast completo abaixo: